segunda-feira, 29 de abril de 2013

Dica de ferramenta: Blender

Blender sempre foi uma ótima iniciativa, mas cada vez mais o pessoal do time de desenvolvimento vem a cada novo release superando a espectativa, e neste último o blender 2.6 a coisa não está diferente.
A ferramente conta com uma ótima comunidade disposta a trocar idéias e dicas, muitos tutoriais para arte 3d, rigging, animação, escultura 3d no melhor estilo das melhores ferramentas do mercado e muito mais.
E o melhor disso, a ferramenta é de uso livre, muito bom para pequenos desenvolvedores que tem orçamentos restritos e precisam gastar com o mínimo de coisas possíveis.

Visite o site do blender e divirta-se com essa incrível ferramenta http://www.blender.org/

Bem, estou apenas começando a me aprofundar no Blender, mas tenho me divertido muito treinando o desenvolvimento de assets e modelos low poly, já que o foco no momento são os dispositivos portáteis, quanto menos polígonos o personagem, inimigos, cenários e outros objetos tiverem, melhor. Essa contagem varia muito de plataforma para plataforma, mas o que tenho lido do pessoal da comunidade unity
 ( http://forum.unity3d.com/forum.php ) é que algo em torno de 1500 a 4000 polis visíveis na tela é um número legal para smarthphones e tablets, claro, a cada dia surgem novos dispositivos de fazer inveja a muito desktop, porém o cuidado com consumo de bateria é essencial.

Abaixo alguns prints de alguns modelos, e junto o link dos tutoriais para treinar o processo de modelagem e texturização.

Tiranossauro Rex - Blender - Modelo 3d e texturas

Tiranossauro Rex - Blender - Modelo 3d lateral

Tiranossauro Rex - Blender - Modelo 3d
Tutorial http://cg.tutsplus.com/tutorials/blender/modeling-uvmapping-and-texturing-a-low-poly-t-rex-in-blender-part-1/
Autor do tutorial - Karan Shah

Após treinar bastante com o tutorial já podemos arriscar algo mais:

Panda - Blender - Modelo 3d

Panda - Blender - Modelo 3d e texturas
Panda - Blender - Modelo 3d lateral

Panda - Blender - Modelo 3d


Espada - Blender - Modelo 3d
Espada - Blender - Modelo 3d, teste de textura lâmina

Espada - Blender - Modelo 3d, teste de textura lâmina

Espada - Blender - Modelo 3d, teste de textura lâmina

Espada - Blender - Modelo 3d, teste de textura lâmina


Espada - Blender - Modelo 3d completo
 O T-Rex e o Panda acabaram ficando com algo em torno de 800 polígonos, e a espada com 70. Lembrando que são apenas modelos para treinamento e não serão usados em jogos até pelo fato das imagens que servirem de refência pertecerem aos respectivos donos.
Concluíndo, Blender é uma fantastica ferramenta e o treinamento possibilita cada vez contagens menores de polígonos.

Sergio Alexandre Ferreira Guelfi

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